quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dicas Importantes

Organizando sua lista de convidados ...

É importante que a lista de convidados seja feita com os nomes tal qual se deseja que seja sobrescrito nos envelopes, com o tratamento adequado À cada pessoa ou titular da família. Solicito que seja feita a lista em letras maiúsculas e minúsculas já que essa é a única maneira de confirmar ortografia, nomes estrangeiros, acentuação, etc.

Sugestões

Padrinhos:

Aos Padrinhos Sr. Fulano de tal e Família (formal)
Aos queridos Padrinhos Fulano e Fulana (informal)

Pais e Avós:

Aos meus queridos pais
Aos meu queridos avós

Irmãos:

Fulano de tal e Família
Aos queridos Fulano e Fulana (só prénomes)

Convidado com família:

Sr. Fulano de tal e Sra.
Ou Sr. e Sra. Fulano de tal.
Sr. Fulano de Tal e Família (quando inclui filhos menores de idade). Para filhos maiores de idade, se envia um convite separado.

Namorados:

Nome do convidado principal, quando você só conhece um deles (o casal), este vem primeiro.
Um só convite com o prenome dos dois, quando você é amigo(a) do casal, e aí o convite é informal e o nome completo quando for formal.

Quando vivem juntos mas não casados:

Os dois nomes completos quando for formal, e os dois prenomes, quando for informal.

Convidando colegas de trabalho:

Aos funcionários da empresa.................( generalizando )
Aos colegas da ....................................(restringindo o grupo)
Aos amigos da.....................................(selecionando as pessoas)

Convidado Jovem:

Um convite só com o nome completo da (o) jovem sem Srta.(informal) e com Srta. (formal) - extensivo á família em alguns casos.

Pronomes de tratamento (Sr., Sra., Srta. ), devem ser utilizados de forma abreviada

Noivos ou namorados: Os dois nomes, um em cima e outro abaixo e sem a conjunção "e"". OU Nome e Nome. Em ambos os casos o nome que vem primeiro é o de quem os noivos conhecem.

Recomenda-se não usar apelidos, Ao Senhor, Em mãos e Extensivo.

Dependendo do caso, os títulos também poderão ser utilizados, tais como: Reverendo, Padre, Rabino, Pastor, Major, coronel, etc. (por extenso)

Não use expressões como Ilustríssimo, ou Excelentíssimo, nem por extenso, nem abreviado, exceto quando o protocolo assim o exigir. É o caso dos príncipes, sacerdotes de Igreja ou chefes de estado.

Para o caso de bispos, use Sua Excelência Reverendíssima ; no caso de um chefe de estado, use Sua Excelência; para um príncipe - Sua Alteza, ou para um Juiz, Meritíssimo. Em qualquer dos casos, deve-se escrever por extenso.

Outras formas de tratamento:

Exmº. Sr.Exmª. Sra.: Presidente da República*, Vice-Presidente da República*, Presidentes dos Supremos Tribunais*, Presidentes de Legislativos*, Governadores*, Vice-Governadores*, Prefeitos*, Reitor de Universidade*, Ministros de Estados, Membros do Congresso e Senado Nacional, Desembargadores e Juizes de Tribunais, Embaixadores, Diretor Geral, Departamento de Polícia Federal, Procurador-Geral da República, Procuradores-Gerais, Embaixadores, Membros do Legislativo, Autoridades Militar o mínimo de General de Brigada, Arcebispos, Bispos, Núncio Apostólico.* A essas autoridades aconselha-se não abreviar o pronome de tratamento.

Santíssimo Padre: Papa

Emmº. Sr.Dom... Cardeal de...: Cardeais

Revmº. Sr. Padre: Vigários, Padres, Cônegos, Monsenhores Revmª. Sra. Madre: Madres e Freiras

Ilmo. Sr.: Para demais autoridades militares, civis e eclesiásticas(é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor) D i c a s

Ao encomendar os convites à sua Gráfica de preferência, é importante solicitar que inclua de 10 á 15% á mais de envelopes, para cobrir erros de caligrafia, que é natural e inevitável. E isto é uma prevenção que evitará gastos adicionais e surpresas desagradáveis. Algumas gráficas fornecem um numero maior de envelopes (em torno de 5%), para o caso de erros dos calígrafos, porém seria ideal uma margem de mínimo 10%.

Por segurança, faça seus convites na gráfica de 10% a 20% a mais, para os eventuais nomes esquecidos, tão comum nos dias agitados da vida moderna.

A lista de convidados é a primeira providência a ser tomada pelos noivos em conjunto, por incrível que possa parecer! ... senão veja que da ista, dependerá todas as outras providências a seguir, por exemplo:

* A escolha de Igreja
* Buffet adequado ao numero de convidados, e o que irão servir.
* A quantidade de convites de casamento
* A quantidade de lembrancinhas e eventualmente os bem casados

Igrejas muito grandes com poucos convidados? - dá a impressão de que o casamento não foi prestigiado. Daí ...pense que poderá ser mais romântico casar-se em uma Capelinha

E também uma Igreja pequena, que não comporte todos os convidados, e fiquem alguns fora da Igreja, insatisfeitos por não verem os noivos e as pessoas queridas que estarão no seu casamento, não é elegante .

Organizar bem sua festa? E seu casamento, para não dar gafes?

É aconselhável contratar o calígrafo antes de mandar fazer os convites para se informar de detalhes desse trabalho em conformidade com os convites

Evite entregar os convites aos convidados por correio, pois estes podem não chegar. Se isto for imprescindível, recomendo que utilize um segundo envelope de proteção, onde irá o endereçamento, acompanhado de um telefonema para confirmar o recebimento dos mesmos.

Os convites deverão ser entregues em mãos, com antecedência de 60 dias para os Padrinhos, e de 45 a 30 dias antes do casamento para os demais convidados.

Se o casamento for realizado em Sítio, é interessante anexar um pequeno mapinha do local, para facilitar a chegada, e evitar preocupações desnecessárias.

A família de cada noivo tem direito a convidar 25% do total, e os noivos, os 50% restantes do total de convidados da festa. Estes percentuais podem se alterar, em comum acordo entre as famílias.

Quem pensa que só se comemora Bodas de Prata e de Ouro, como marcos de uma União de Casamento, se engana...

Há muito o que comemorar! Celebre e compartilhe com as pessoas querida, estes momentos de satisfação, de um casamento com base no amor, no respeito e na harmonia.

Nenhum comentário: